UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Relações Étnico-Raciais e Educação I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15308
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Geografia (versão 2)
FEBF - História (versão 1)
FEBF - Matemática (versão 3)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os fenômenos sociais que pertencem ao campo de investigação das relações étnico-raciais, apresentando elementos que permitam compreender o processo histórico de construção e consolidação da temática das questões étnico-raciais na educação brasileira.
EMENTA:

A disciplina pretende discutir a organização histórica do sistema escolar brasileiro e a educação das relações étnico-raciais. O campo de investigação científica Relações étnico-raciais e Educação. Aspectos dos discursos raciais sobre o Brasil e a função discursiva da mestiçagem. A pesquisa e metodologia em educação e relações étnico-raciais no Brasil. Estereótipos raciais, produção e recepção no mundo artístico-cultural. Povos Indígenas e a Educação brasileira. Discutir alguns conceitos centrais nesse debate, como: Multiculturalismo, Interculturalidade, Etnocentrismo, Nação, Diferença e Desigualdade. Oferecer subsídios para aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira e africana, e a história e as culturas dos povos indígenas no currículo da educação básica brasileira.


BIBLIOGRAFIA:

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