UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Números e Operações
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15307
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao licenciando a construção de elos entre os conceitos matemáticos associados aos conjuntos numéricos e suas metodologias de ensino, trabalhando não só as metodologias, mas também a fundamentação teórica e histórica dos conteúdos. Formas de avaliação destes conteúdos.
EMENTA:

Os usos do número. A construção do conceito de número pela criança. Letramento e numeramento. O campo conceitual aditivo. O campo conceitual multiplicativo. Ideias associadas às frações. A calculadora como recurso para o ensino do número e suas propriedades. Estratégias de cálculo mental. Materiais manipulativos para o ensino do sistema de numeração decimal e para o ensino de frações. Representações associadas aos números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos. Jogos e atividades lúdicas para o ensino dos números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos. Aspectos históricos e suas aplicações no ensino dos números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos. Argumentações e provas no ensino dos conjuntos numéricos.


BIBLIOGRAFIA:

1. BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 1974.
2. CARRAHER, D.W.; CARRAHER, T.M.; SCHLIEMANN, A.D.Na Vida Dez, Na Escola Zero. São Paulo: Cortez, 1990.
3. D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. Campinas: Papirus, 1996.
4. D'AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
5. EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas: UNICAMP, 1995.
6. MACHADO, N. J. Matemática e Educação. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1992. v. 1.
7. MAGINA, S.; CAMPOS, T. As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico. Educação Matemática Pesquisa, v. 6, n. 1, p. 53-71, 2004.
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9. MENDES, J. R. Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (orgs.). Múltiplos olhares: Matemática e produção de conhecimento. São Paulo: Musa, 2007, p.11- 29.
10. NASSER, L.; TINOCO, L. A. A. Argumentação e provas no ensino de Matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/Projeto Fundão, 2003. 109 p.
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