UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Fundamentos da Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15302
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais fundamentos da didática; refletir sobre as abordagens contemporâneas da didática e suas implicações para o trabalho docente do futuro professor de Matemática; promover análises críticas com relação aos processos de ensino-aprendizagem na Matemática a partir do estudo teórico-prático sobre a didática; estabelecer relações entre currículo e didática a partir de uma reflexão crítica dos processos de ensino-aprendizagem na matemática.
EMENTA:

A construção do campo da didática visto como tempo/espaço de reflexão/ação sobre o processo de ensino-aprendizagem. Teorias educacionais e o contexto sócio-histórico, político, econômico e filosófico da prática pedagógica. Estruturantes da prática pedagógica: planejamento curricular e planejamento de ensino; métodos e técnicas de ensino; avaliação do ensino. Didática fundamental e didática crítica intercultural: implicações para o trabalho docente. Teorias Tradicionais, Críticas e Pós-Críticas de Currículo e implicações didáticas.


BIBLIOGRAFIA:

1. BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.
2. CANDAU, V. M. (Org.). Didática Crítica Intercultural: Aproximações. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
3. CANDAU, V. M. (Org.). Didática: Questões Contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2009.
4. CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
5. CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1983.
6. LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
7. LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. Temas de Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2013.
8. LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
9. LOPES, A.C.; MACEDO, E.(Orgs). Currículo: Debates Contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
10. MARIN, A. J. (Coord.). Didática e Trabalho Docente. 2 ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.
11. MARIN, A. J & PIMENTA, S. G. (Orgs). Didática: Teoria e Pesquisa. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2015.
12. MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre o currículo e Desenvolvimento Humano. Brasília, MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007.
13. PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
14. SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.