UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Tecnologias no Ensino de Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15301
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório4 4 60
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Familiarizar os alunos com os principais softwares utilizados no ensino da Matemática desenvolvendo competências para a utilização de tecnologia informática no ensino aprendizagem da Matemática na escola.
EMENTA:

- Discussão teórica e histórica sobre o uso de computadores na Educação matemática.
- As possibilidades da Internet no ensino e aprendizagem Matemática.
- Análise de sites voltados para o ensino e aprendizagem da matemática.
- Exploração dos recursos de softwares educativos voltados para a área da Matemática.
- Pesquisa de software para o ensino aprendizagem de Matemática.



BIBLIOGRAFIA:

1. Software: Régua e Compasso; Winplot; Geogebra; Tabulae; SLogo; Modellus; Winmat.
2. S. PAPERT. A Máquina das crianças. Editora Artes Médicas.
3. J.A. VALENTE (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999.
4. M.C. BORBA & M. G. PENTEADO. Informática e educação matemática. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica.
5. Instituto Geogebra no Rio de Janeiro: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/
6. MACHADO, E. J. C; BORTOLOSSI, H. J.; JUNIOR, R.V. A. "Explorando geometria 2D e 3D na escola básica com o software gratuito Geogebra para smartphones e tablets". SBM. Rio de Janeiro, 2019.