UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Fundamentos de Matemática I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF09-15298
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Compreender o conceito de função, construir e analisar gráficos de funções identificando seu domínio e imagem; Reconhecer as principais funções; Contextualizar as funções no dia a dia; Aprender a utilizar diferentes estratégias para o desenvolvimento deste conteúdo; Analisar nos livros didáticos como este conteúdo é apresentado.
EMENTA:

Conjuntos; Relações, relações de equivalência, funções, injeções, sobrejeções e bijeções, funções inversas; Noções de lógica, hipóteses e teses, negações, demonstração por contradição; Equação cartesiana e paramétrica da reta; Funções polinomiais, fatoração, cálculo de raízes, raízes reais e complexas, multiplicidade de raízes; Funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais; Resolução Algébrica e gráfica de equações, inequações; Funções racionais.


BIBLIOGRAFIA:

1. P. C. P. CARVALHO, E. L. LIMA, A. C. MORGADO & E. WAGNER. A Matemática do Ensino Médio, vol. 1. SBM/IMPA/VITAE, Rio de Janeiro, 1997.
2. IEZZI, G. et al. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 1, 2 e 3. Ed. Atual, São Paulo, 2002.
3. STEWART, James. Cálculo, vol. 1, (Introdução e Apêndices) 7ª edição, Cengage Learning, 2013.
4. HEFEZ, Abramo, "Indução Matemática", Apostila 04 do Programa de Iniciação Científica da OBMEP 2006.
5. S. DRUCK; S. Firmo; M. E. Gomes, Texto "Preparação para o Cálculo", 2006.