UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15297
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as principais teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem, discutindo suas implicações pedagógicas em diferentes campos do conhecimento. Analisar as práticas de estudo contemporâneas. Problematizar a produção social de subjetividades na atualidade.
EMENTA:

Apresentar as principais teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem, discutindo suas implicações pedagógicas em diferentes campos do conhecimento. Analisar as práticas de estudo contemporâneas. Problematizar a produção social de subjetividades na atualidade.


BIBLIOGRAFIA:

1. COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI. A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol. II. Porto Alegre: ARTMED, 1995.
2. JOBIM e SOUZA, S. Ressignificando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. Disponível em: http://gips.usuarios.rdc.puc-rio.br/infancia.pdf
3. KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2 ed. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
4. LERNER, D.; SADOVSKY, P. Capítulo 5: O sistema de numeração: um problema didático. In: Cecilia PARRA e
5. Irma SAIZ (orgs) Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 73-155.
6. MACIEL, I. M. (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. RJ: Ciência Moderna, 2001.
7. NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
8. OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D.; REGO, T. C. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
9. SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia e Sociedade; 25(1), p. 193-202, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v25n1/21.pdf
10. SOUZA, S.J. Subjetividade em questão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.