UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Nutracêuticos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCBS02-15196
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

O discente deve ser capaz de identificar o alimento ou a forma farmacêutica na qual se apresenta o componente com alegação funcional de acordo com a legislação, distinguir e identificar os principais compostos bioativos presentes e seus possíveis mecanismos de ação no organismo abrangendo aspectos da biodisponibilidade dos fitoquímicos.
EMENTA:

Nutracêuticos: Aspectos Históricos, definições e conceitos, aspectos fisiológicos, A importância dos Alimentos Funcionais na saúde dos indivíduos; Indústria, Mercado e perspectivas; Legislação Brasileira e Internacional para Alimentos Funcionais e Nutracêuticos; Alimentos com ações funcionais e seus principais compostos químicos bioativos; Principais classes de Grupos Funcionais: (Ácidos Graxos poliinsaturados, Fibras, Carotenóides, Polifenóis, Prebióticos, Probióticos, Fitoesteróis, Compostos Sulfurados e Nitrogenados, Pigmentos), Suplementos alimentares e a prescrição farmacêutica.


BIBLIOGRAFIA:

NEUZA MARIA BRUNORO COSTA e CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA. Alimentos Funcionais- Componentes Bioativos e Efeitos Fisiológicos, Editora Rubio, 2010.
PIMENTEL, C.V.M.B.; FRANCKI, V.M.; GOLLUCKE, A.P.B. Alimentos Funcionais: Introdução as Principais substâncias Bioativas em Alimentos. Editora Varela, 2005.
ANVISA. Legislação em Alimentos Funcionais;
Artigos dos principais periódicos ligados ao tema.