UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Farmácia Oncológica
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCBS02-15193
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Considerando que existe uma grande demanda pelo farmacêutico clínico atuante em pacientes oncológicos, esta disciplina tem como objetivo principal suprir aos nossos discentes informações técnicas relevantes no que tange ao perfil farmacoterapêutico do paciente oncológico; Aprofundar os conhecimentos das doenças oncológicas, Aprofundar os conhecimentos farmacológicos das doenças oncológicas; Habilitar o aluno ao seguimento farmacoterapêutico e clínico de pacientes oncológicos.
EMENTA:

Fundamentos, gênese e a fisiopatologia dos processos oncológicos, Estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamentos para o câncer, Oncologia clínica, Assistência multidisciplinar em oncologia, a atuação do profissional farmacêutico em equipe multidisciplinar de terapia antineoplásica., Farmacoterapêutica clínica aplicada à oncologia, Conhecer os tratamentos antineoplásicos e suas implicações toxicológicas, Farmacologia e tratamentos de suporte em oncologia, Farmácia clínica, atenção farmacêutica e segurança do paciente em oncologia, Central de manipulação de quimioterápicos, Boas Práticas de Produção dos quimioterápicos, Toxicologia dos Quimioterápicos e EPI do manipulador.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, J.R.C. Farmacêuticos em Oncologia: uma nova realidade Atheneu. 2 ed. 2010.
BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução 565 de 06 de dezembro de 2012.Dispõe sobre a competência legal para o exercício da manipulação de drogas antineoplásicas pelo farmacêutico. Diário Oficial, Brasilia, 07 de dezembro de 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº 67 de 08 de outubro de 2007. Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácia. Diário Oficial , Brasília, 9 de outubro de 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. RDC 220, de 21 de setembro de 2004 - aprova o Regulamento Técnico de Funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União) em 23 de setembro de 2004.
GOMES, M.J.V. Ciências Farmacêuticas: uma Abordagem em Farmácia Hospitalar. Atheneu. 2001.
POLLOCK, R.E. União internacional contra o câncer. UICC manual de oncologia clínica. 8 ed. São Paulo: Fundação Oncocentro de São Paulo, 2006.