UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Responsabilidade Ambiental e Descarte de Medicamentos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCBS02-15191
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
FCBS - Farmácia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: utilizar os conhecimentos com senso de responsabilidade com o consumo e descarte de medicamentos, evitando principalmente ações que promovam riscos na qualidade ambiental bem como ações que resultam em prejuízo à economia e à saúde da espécie humana.
EMENTA:

Propiciar ao aluno conhecimentos sobre a importância da responsabilidade ambiental como atitude voltada para a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida (saúde ambiental). Apresentar a importância de inserir atitudes sustentáveis nas atividades cotidianas e na dinâmica do descarte de medicamentos industrializados. Auxiliar na identificação dos pontos de melhoria no processo de descarte de medicamentos visando instigar ações que intensifiquem a identificação dos fundamentos da sustentabilidade ambiental no procedimento de descarte de medicamentos industrializados. Atualizar e aperfeiçoar a compreensão sobre as oportunidades emergentes a partir da temática ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos. Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual relacionada ao medicamento. Principais fatores que impulsionam às práticas de responsabilidade socioambiental no descarte de medicamentos.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 21.ed.atual. e ampl. São Paulo: Saraiva. 1999.
GUIMARÃES, Eugênio. Responsabilidade Ambiental: desafio das empresas. Rio de Janeiro. Forense. 2006
MACHADO, Jeanne da Silva. Solidariedade na Responsabilidade Ambiental. Rio de Janeiro. Lumen Juris. 2006.
MARQUES, Divina Eterna Vieira. Responsabilidade e sustentabilidade: uma ética para o desenvolvimento. Brasília DF. Thesaurus. 2013.
SAVILLE, Elizabeth. A empresa verde. São Paulo. Ote. 2009.
TACHIZAWA, Takeshy; ANDRADE, R. Gestão socioambiental: Estratégica na nova era da sustentabilidade. São Paulo. Elsevier - Campus. 2011.