UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: Matemática Financeira
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE02-15173
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Engenharia de Produção (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

CAPACITAR O DISCENTE A COMPREENDER O USO DO DINHEIRO NO TEMPO. CONHECER E UTILIZAR OS PRINCÍPIOS E AS TÉCNICAS DO CÁLCULO FINANCEIRO. ENTENDER SÉRIES DE PAGAMENTOS. EXERCITAR A TOMADA DE DECISÃO ENVOLVENDO FLUXOS FINANCEIROS. ANALISAR INVESTIMENTOS.
EMENTA:

MATEMÁTICA FINANCEIRA. JUROS, FLUXO DE CAIXA. EQUIVALÊNCIA. FÓRMULAS DE JUROS E FATO RES. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. MÉTODO DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO, DO CUSTO ANUAL, TAXA INTERNA DE RETORNO E RELAÇÃO BENEFÍCIO-CUSTO. PRAZO DE RECUPERAÇÃO DE CAPITAL. MÉTODOS DE AMORTIZAÇÃO. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE. SIMULAÇÃO APLICADA À PROJEÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16121 Matematica Financeira
UEZO01-16122 Matematica Financeira
UEZO01-16150 Matematica Financeira
UEZO01-16195 Matematica Financeira
 
BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1) ASSAF NETO, A. MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES. SÃO PAULO, ATLAS, 2012.
2) PUCCINI, A. L. MATEMÁTICA FINANCEIRA: OBJETIVA E APLICADA. RIO DE JANEIRO: SARAIVA, 2011.
3) BOGGIS, G. J. MATEMÁTICA FINANCEIRA. RIO DE JANEIRO: FGV, 2012.
4) SAMANEZ, C. P. MATEMÁTICA FINANCEIRA. SÃO PAULO PEARSON, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1) ASSAF NETO, A. FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR. SÃO PAULO, ATLAS, 2007.
2) VERAS, L. L. MATEMÁTICA FINANCEIRA. SÃO PAULO: ATLAS, 2007.
3) COSTA, B. C. A. MATEMÁTICA FINANCEIRA: TEORIA, MAIS DE 100 QUESTÕES RESOLVIDAS E 750 QUESTÕES PROPOSTAS. RIO DE JANEIRO: IMPETUS, 2010.
4) BRANCO, A. MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA: MÉTODO ALGÉBRICO, HP-12C E MICROSOFT EXCEL. SÃO PAULO: CENGAGE LEARNING, 2015.