UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Mundo Contemporâneo
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE01-15169
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCEE - Ciência da Computação (versão 2)
FCEE - Tec Análise e Desenv. Sistemas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno para que o mesmo possa entender as transformações políticas, econômicas e sociais que se passaram na sociedade brasileira da Colônia à República
EMENTA:

Revoluções liberais. Revolução Industrial. Capitalismo. Exposições Universais. Colonização Brasileira. Brasil Império. Brasil Republicano. A questão indígena. Escravidão. Oligarquias e Patriarcado. Gênero, cor e identidade na sociedade brasileira.


BIBLIOGRAFIA:

- Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa / org.,Lívio Sansone e Cláudio Alves Furtado ; prefácio, Lilia Moritiz Schwarcz ; apresentação[feita pelos organizadores], com a colaboração de Teresa Cruz e Silva.- Salvador:EDUFBA, 2014.
- DONÁRIO, A.A.; SANTOS, R.B. A Teoria de K DONÁRIO, A.A.; SANTOS, R.B. A Teoria de Karl Marx. Universidade Autônoma de Lisboa. CARS, 2016.
- FERGUSON. N. Civilização – Ocidente x Oriente. SP: Crítica. 2021.
- LARAIA, Roque de Barros. Como opera a cultura. In: Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 68-115.
- LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Lisboa: Presença, 2000.
- LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História” In Antropologia Estrutural II Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, capítulo XVIII, pp 328-366
- MOORE Jr. Barrington. As Origens Sociais da Ditadura e da Democracia. Disponível em http://www.scribd.com/doc/2326559/O-que-e-patriarcalismo e-quais-suas-influencias-nos-dias-atuais
- WALLER. Eliane: “Vestidos e Mordaças: Representações da Opressão Feminina na Literatura Brasileira nos Séculos XIX e XX”. (Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de concentração: Literatura Brasileira. Orientadora: Profª Drª. Fátima Cristina Dias Rocha). UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro, 2008.