UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Felicidade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCBS02-15166
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCBS - Ciências Biológicas (versão 2)
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Biotecnologia e Produção
FCBS - Ciências Biológicas (versão 2) Gestão Ambiental
FCBS - Farmácia (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

No final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar importantes questões relacionadas ao autoconhecimento no contexto socioemocional das principais características do que é qualidade de vida. Contemplando reflexões das práticas e hábitos que promovem o desenvolvimento da autopercepção e das relações humanas tão importantes no contexto da pluralidade da universalidade e na formação individual.
EMENTA:

O que é felicidade? O que é Qualidade de Vida? Ser feliz é possível? Práticas e hábitos que promovem a felicidade; Aprendizagem ativa e a interdisciplinaridade; O autoconhecimento como premissa para a felicidade; A importância do Vínculo social e as múltiplas formas de ser, pensar e sentir no mundo; A evolução cognitiva e emocional; Ampliando a visão sobre o mundo: Interdisciplinaridade; O Meio ambiente; O Cuidado com o outro, o voluntariado; Inteligência Emocional e Relacional; a Felicidade no trabalho.


BIBLIOGRAFIA:

ACHOR, SHAWN. o jeito harvard de ser feliz: o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo.
FREDRICKSON, BARBARA l. Amor 2.0. Companhia editora nacional. 1 ed. 2015. 272 pg.
GOLEMAN, DANIEL. Inteligência emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 5 ed.1996. 384 p.
ROSENBERG, MARSHALL b. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Ágora. 3 ed. 2005. 288 p.