UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: Gestão Estratégica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCEE02-15077
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Engenharia de Produção (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

AO FINAL DO PERÍODO, O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE CONHECER OS CONCEITOS DAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, COM SUAS RESPECTIVAS METODOLOGIAS E MODELOS PARA FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS. UTILIZAR AS METODOLOGIAS APRESENTADAS, ESTANDO APTO PARA A ELABORAÇÃO SIMPLIFICADA DE ANÁLISES AMBIENTAIS E DE CONCORRÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES, PROCESSOS E RECURSOS DE CRIAÇÃO DE VALOR E VANTAGENS COMPETITIVAS, E PROPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ESTRATÉGICAS.
EMENTA:

HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA; OS TRÊS NÍVEIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; MODELOS CLÁSSICOS PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA: ANÁLISE SWOT, POSICIONAMENTO COMPETITIVO; TÉCNICAS ANALÍTICAS PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E A CADEIA DE VALORES.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE02-15063 Organização Industrial para a Engenharia
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16186 Gestao Estrategica
 
BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1) BETHLEM, AGRÍCOLA DE SOUZA. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: CONCEITOS, PROCESSO E ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. SÃO PAULO: ATLAS, 2002.
2) KAPLAN, ROBERT S. E NORTON, DAVID P. A ESTRATÉGIA EM AÇÃO: BALANCED SCORECARD. 8. ED. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1997.
3) MINTZBERG, HENRY. SAFÁRI DE ESTRATÉGIA: UM ROTEIRO PELA SELVA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PORTO ALEGRE : BOOKMAN, 2000.
4) PORTER, MICHAEL E. ESTRATÉGIA COMPETITIVA: TÉCNICAS PARA ANÁLISE DE INDÚSTRIAS E DA CONCORRÊNCIA. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1986.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1) ROGERS, DAVID L. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REPENSANDO O SEU NEGÓCIO PARA A ERA DIGITAL. TRADUÇÃO AFONSO C. C. SERRA. SP: AUTENTICA BUSINESS, 2017.
2) SURDAK, C. A REVOLUÇÃO DIGITAL: OS 12 SEGREDOS PARA PROSPERAR NA ERA DA TECNOLOGIA: O QUE É O PENSAMENTO JERK E COMO ELE ESTÁ MOLDANDO O FUTURO.TRADUÇÃO LEONARDO ABRAMOWICZ – SÃO PAULO DVS EDITORA, 2018.