UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Programação para Dispositivos Móveis
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE01-14911
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Tec Análise e Desenv. Sistemas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 2 30
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer as características dos dispositivos móveis; Capacitar o aluno para a criação de aplicativos em plataformas destinadas aos dispositivos móveis.
EMENTA:

Histórico. Ambiente de dispositivos móveis. Evolução de plataformas móveis. Histórico do Android. Plataforma de desenvolvimento. Interfaces e periféricos. Criação de interfaces no Android. Views e ViewGroups. Uso de câmera e sensores. Usabilidade em ambientes móveis. Persistência e rede. Utilização de banco de dados SQLite. Conexão com servidores Internet. Serviços de persistência remotos. Elementos gráficos e jogos. Criação de gráficos no Android. Interação de baixo nível. Paralelismo e construção de jogos.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE01-14912 Programação Orientada a Objetos I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCEE01-14833 Dispositivos Móveis e Sistemas Embarcados
 
BIBLIOGRAFIA:

- DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.. Java: como programar. 6.ed.. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 1110p. p. ISBN 9788576050193. Acompanha CD-ROM.
- VAN DER LINDEN, Peter. Simplesmente Java 2. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005. 406 p. ISBN 85-760-8061-3.
- BOENTE, Alfredo. Aprendendo a programar em JAVA 2: orientado a objetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2003.