UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Computação Gráfica
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE01-14845
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Ciência da Computação (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer os modelos matemáticos necessários ao desenvolvimento e utilização de técnicas computacionais voltadas para a síntese de imagens em dispositivos gráficos. Conhecer os conceitos sobre sistemas gráficos. Identificar os conceitos relacionados a transformações geométricas. Conhecer as diferentes formas de visualização. Conhecer os diferentes modelos e técnicas de iluminação. Utilizar a biblioteca gráfica OpenGL.
EMENTA:

Introdução a Computação Gráfica. Desenvolvimento conjunto de uma aplicação, computação gráfica 3D (tridimensional), projeto e fabricação de peças assistidas por computador, síntese de imagem, sistema de interface gráfica. Reprodução de cores em computação gráfica. Transformações geométricas. Técnicas de visualização em 3D. Iluminação. Programação gráfica.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE01-14779 Álgebra Linear
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-16416 Computacao Grafica
 
BIBLIOGRAFIA:

- E. AZEVEDO, A. CONCI, A. Computação Gráfica – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003. C M. MANSSOUR, I. H. OPENGL: Uma abordagem Prática e Objetiva. Editora NOVATEC. São Paulo, 2006.
- RedBook - www.opengl.org
- VELHO, J. GOMES, Sistemas gráficos 3D. Rio de Janeiro: INPA, 2001.
- NEHE - http://nehe.gamedev.net
- GLUT - www.opengl.org/resurces/libraries/glut