UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Dispositivos Móveis e Sistemas Embarcados
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FCEE01-14833
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Ciência da Computação (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 5 5 75

OBJETIVO(S):

Conhecer as características dos dispositivos móveis e sistemas embarcados; Capacitar o aluno para a implementação de sistemas embarcados com uso de microcontroladores; Capacitar o aluno para a criação de aplicativos em plataformas destinadas aos dispositivos móveis.
EMENTA:

Conceito de sistemas embarcados. Programação de microcontroladores com Assembler e C++. Criação de sistemas físicos com Arduino. Plataforma JME para dispositivos móveis. Criação de aplicativos cadastrais com High Level API. Conectividade e armazenamento de informação com dispositivos móveis. Criação de elementos gráficos com Low Level API. Paralelismo e criação de jogos para celulares. Introdução ao desenvolvimento com Android.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCEE01-14828 Programação Orientada a Objetos III
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

UEZO01-15946 Programação para Dispositivos Móveis
UEZO01-15949 Sistemas Embarcados
 
BIBLIOGRAFIA:

- DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.. Java: como programar. 6.ed.. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 1110p. p. ISBN 9788576050193. Acompanha CD-ROM.
- VAN DER LINDEN, Peter. Simplesmente Java 2. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005. 406 p. ISBN 85-760-8061-3.
- STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. Tradução da 5ª Edição, São Paulo. Prentice-Hall, 2002.
- BOENTE, Alfredo. Aprendendo a programar em JAVA 2: orientado a objetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2003.
- MONTEIRO,. M. A. Introdução à organização de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.