UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Empreendedorismo
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE01-14827
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCEE - Ciência da Computação (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Dar noções ao aluno para que o mesmo possa identificar quais as características de negócio de uma empresa do ramo da informática. Capacitar o aluno para que o mesmo possa idealizar um plano de negócios e operacionalizá-lo, sempre tendo em vista o conhecimento do macro e abrangente do empreendimento. Dar uma visão do mercado de informática e suas mutações. Despertar no aluno o espírito empreendedor, direcionando os ensinamentos para a área da tecnologia da informação.
EMENTA:

A disciplina aborda e discute a busca do desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no estudo do perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários, fazendo uso de metodologias que estimulam a autonomia e priorizam técnicas de criatividade e da aprendizagem proativa.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCBS01-14799 Empreendedorismo e Inovação
FCEE01-14916 Gestão Empresarial
UEZO01-15856 Plano de Negocios
 
BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA:
- P. F. DRUCKER. Administrando para o Futuro: Os Anos 90 E A Virada do Século. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira, 1992.
- P. F. DRUCKER, Inovação e Espírito Empreendedor. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1987.
- G. FALTIN L. T. SCHWEIZER, (Coord.). Como transformar uma boa idéia em um negócio lucrativo: reflexões para novos empreendedores. Rio de Janeiro: AFEBA, 2003. 149 p. ISBN 8575770675

COMPLEMENTAR:
- EMPREENDEDOR. Florianópolis, SC: Empreendedor Comunicação e Marketing,1994 Mensal. ISSN 1414-0152
- P. F. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 2000. 378 p. ISBN 8522100853
- R. J. DEGEN, R. J. O empreendedor: Fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: MacGraw-Hill, 1989.