UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Programação Multimídia em Tempo Real
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FCEE01-14757
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCEE - Ciência da Computação (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Revisão de álgebra Linear, Hardware Gráfico, OpenGL, Shader, GPGPU.

OBJETIVO(S):

Introduzir ao aluno uma visão de como utilizar uma biblioteca gráfica e entender como os atuais hardwares gráficos podem ser manipulados, e com isso o aluno pode utilizar esse conteúdo no desenvolvimento de aplicações científicas e até no desenvolvimento de games.
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
UEZO01-16110Eletiva II

BIBLIOGRAFIA:

- J. L. BOLDRINI, S. I. R. COSTA, V. L. FIGUEIREDO, H. G. WETZLER, áLGEBRA LINEAR, 3A EDIçãO, EDITORA HARBRA 1986.

- OPENGL SUPERBIBLE (3RD EDITION), RICHARD S WRIGHT, BENJAMIN LIPCHAK

- R. ROST .OPELGL SHADING LANGUAGE (SECOND EDITION). ADDISON-WESLEY PUBLISHING.

- THE OPENGL PROGRAMMING GUIDE - THE REDBOOK, HTTP://WWW.OPENGL.ORG/DOCUMENTATION/RED_BOOK/

- GLUT TUTORIAL, HTTP://WWW.LIGHTHOUSE3D.COM/OPENGL/GLUT/

- OPENGL SHADING LANGUAGE HTTP://WWW.LIGHTHOUSE3D.COM/OPENGL/GLSL/

- THE OPENGL EXTENSION WRANGLER LIBRARY, HTTP://GLEW.SOURCEFORGE.NET/