UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTRUTURAS E FUNDACOES
DISCIPLINA: Empreendedorismo e Inovação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEN01-14655
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

I - Introdução ao Empreendedorismo. Definições. Formas de Empreender. Importância para a Economia. Contexto Brasileiro e o Mundial;
II - Características e Habilidades Empreendedoras. Fatores Inibidores. Intra- empreendedorismo;
III- Atitude e espírito empreendedor. Empreendedor x Administrador. Postura Profissional x Planejamento e Criação de Negócios. Empreendedor Corporativo x Empreendedor Social;
IV - O processo empreendedor. O Processo Criativo. Fases. Definição de Metas e Objetivos. Diferença entre Idéia e Oportunidade. Identificando Oportunidades de Mercado. Ética.
V – Inovação. Tipos de Inovação. Modelos de Inovação. Ecossistemas de Inovação. "Habitats" de Inovação (Incubadoras e Parques Tecnológicos). Redes de Relações (Network);
VI - Conhecendo as MPE's no Brasil. Fontes de Financiamento e Captação de Recursos;
VII - Gestão de Negócios. Estudo de Casos. Ferramentas;
VIII - Elaboração de um Modelo de Negócios Inovativo;
IX - Plano de Negócios;
X - Identificando o Potencial Regional Local.

EMENTA:

Apresentar uma contextualização sobre o tema empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento e reconhecimento do potencial empreendedor, que atendam às necessidades da sociedade além de permitir que os conceitos adquiridos possam trazer mudanças pessoais e profissionais. E, desse modo, despertar no aluno uma atitude empreendedora na identificação de oportunidades face à nova realidade do mundo do trabalho, motivando-o a desenvolver iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas, equilibrando a busca de resultados práticos e inovadores com responsabilidade social e ambiental, enquanto um ser empreendedor, tanto inserido em uma organização quanto na realização de um novo negócio inovador. Assumindo assim, a posição de autor de seu destino frente às oportunidades. A metodologia de ensino e aprendizagem objetiva aulas expositivas, estudos de casos, dinâmicas de grupo, debates, jogos e pesquisas.


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