UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA GERAL E INORGANICA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA CIÊNCIA II - do século XIX ao presente
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: QUI01-14531
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaQUI - Engenharia Química (versão 4)
QUI - Engenharia Química (versão 5)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Cenários do século XIX. A afirmação da Química. John Dalton. O Congresso de Karlsruhe. Avogadro e Cannizzaro. Interpretações de uma estrutura oculta: as controvérsias do atomismo no século XIX. Descoberta de um padrão: a Tabela Periódica dos elementos. Segunda Revolução Industrial: petróleo, eletricidade, eletromagnetismo e energia. Eletroquímica. Metais e metalurgia. Por que grande parte dos cientistas ´resolveu nascer´ no século XIX? A Química orgânica: síntese da ureia e o fim da teoria vitalista. Carvão, corantes e petróleo: a indústria e a síntese orgânica. O mundo microscópico. Evolucionismo. A década miraculosa (1895-1905): raios X e radioatividade. Röentgen, Becquerel e o casal Curie. Química quântica. Einstein, Planck, Bohr, de Broglie, Schrödinger, Heisenberg. A Química e a Terceira Revolução Industrial. A ciência no mundo luso-brasileiro no século XVIII. Ilustração e reformas pombalinas. A instituição da Química na Universidade de Coimbra. A transferência da Família Imperial. Espaços de Ciência no Brasil Português. Uma escola padrão para o Império: o ensino de Ciências no Colégio Pedro II. Química e indústria no Brasil: do século XIX ao presente. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no mundo contemporâneo.

OBJETIVO(S):

ESTUDAR E RECONHECER A HISTóRIA DA CIêNCIA COMO ESSENCIAL NA CONSTRUçãO DO CONHECIMENTO DO INDIVíDUO.

ESTUDAR E COMPREENDER COMO O CONHECIMENTO CIENTíFICO SE RELACIONA COM O CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, ECONôMICO E HISTóRICO DE UMA éPOCA.

ESTUDAR EPISóDIOS FUNDAMENTAIS DA HISTóRIA DA CIêNCIA COMO FORMA DE COMPREENDER QUE O CONHECIMENTO CIENTíFICO é MUTAVEL E INSTáVEL.

PRÉ-REQUISITO 1
QUI01-14530 HISTÓRIA DA CIÊNCIA I: dos mitos de criação a Lavoisier

BIBLIOGRAFIA:

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia; REIS, José C. Breve História da Ciência Moderna. V. 1, 2, 3 e 4. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

WEINBERG, Steven. Para explicar o mundo: a descoberta da ciência moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da Química. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.; BELTRAN, Maria Helena R. PORTO, Paulo A. Percursos de história da química. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2016.

GREENBERG, Arthur. Uma breve história da química: da alquimia às ciências moleculares modernas. São Paulo: Edgard Blücher, 2009.

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência - Universidade de Cambridge. São Paulo: Jorge Zahar Ed., 1987.

SAGAN, Carl. Cosmos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A. 1985.