UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Metodologias para teatro na escola
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP02-14529
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

INVESTIGAçãO DE DIFERENTES PROPOSTAS METODOLóGICAS PARA ABORDAGENS DE TEATRO NA ESCOLA (OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN; O TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL; O JOGO DRAMáTICO NA PERSPECTIVA DE JEAN-PIERRE RYNGAERT; A PEçA DIDáTICA DE BRECHT; O DRAMA COMO MéTODO DE ENSINO). ANáLISE E COMPARAçãO DESSAS PROPOSTAS COMO PROCEDIMENTOS QUE VISAM AO FOMENTO E AO RECONHECIMENTO DE DIFERENTES POSSIBILIDADES METODOLóGICAS PARA ABORDAGENS PRáTICAS, E TEORICAMENTE FUNDAMENTADAS, DE TEATRO NA ESCOLA.

OBJETIVO(S):

1. CONHECER, ANALISAR E COMPARAR DIFERENTES PROPOSTAS METODOLóGICAS PARA A ABORDAGEM DE TEATRO NA ESCOLA

2. FOMENTAR ABORDAGENS PRáTICAS DE TEATRO NA ESCOLA FUNDAMENTADAS EM DIFERENTES LINHAS TEóRICO-METODOLóGICAS



BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.

____________. Jogos para atores e não atores. 3ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

CABRAL, Beatriz ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Ed.Hucitec, Edições Mandacaru, 2006.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

_____________. Brecht: Um Jogo de Aprendizagem. Ed. Perspectiva, 1991.

_____________. Brecht na Pós-Modernidade. Ed. Perspectiva, 2001.

_____________. Apresentação do Dossiê Jogos Teatrais no Brasil: 30 anos. Revista Fênix. vol.7, Ano VII nº 1. jan./fev./mar./abril 2010.

_____________. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, [1996] 2010.

RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1963] 2000.

___________. Jogos Teatrais - o fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1975] 2001.

____________ . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1985] 2004.

____________. Jogos Teatrais na sala de aula. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1986] 2007.