UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
DISCIPLINA: Transições Políticas na América Latina
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS02-14526
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir os processos institucionais estabelecidos no interior dos regimes autoritários estabelecidos na América Latina no século XX. Analisar os modelos de transição para a democracia percorridos singularmente por estes países. Debater as continuidades e rupturas que daquele período ainda perduram.
EMENTA:

Os regimes políticos autoritários na América Latina. Os estados burocrático-autoritários. Os modelos de transição política. As experiências políticas da democracia e do "estado de exceção".


BIBLIOGRAFIA:

Abrão, Paulo; Genro, Tarso. "Justiça de transição". In: Avritzer, Leonardo et alli. Dimensões políticas da Justiça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, pp. 579-592.
Ferreira, Jorge e Delgado, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003
Fico, Carlos; Ferreira, Marieta de Moraes e Araújo, Maria Paula (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina. Balanço histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2008
Jelin, Elizabeth; Hershberg, Eric. Construindo a democracia: direitos humanos, cidadania e sociedade na América Latina. São Paulo: Edusp, 2006.
Pereira, Anthony W. Ditadura e repressão: o autoritarismo e o estado de direito no Brasil no Chile e na Argentina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2010.
O'Donnell, Guillermo; Schmitter, Philippe; Whitehead, Laurence (Orgs.). Transições do regime autoritário: América Latina. São Paulo: Vértice, 1988.
Teles, Edson e Safatle, Vladimir (orgs.) O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Boitempo, 2010.