UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
DISCIPLINA: Direitos Humanos, Cidadania e Instituições Políticas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS02-14468
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

APRESENTAR AS BASES TEÓRICO CONCEITUAIS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS, POLÍTICAS E JURÍDICAS DAS NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, DESDE SUAS FORMULAÇÕES ORIGINAIS ATÉ A CONTEMPORANEIDADE, BEM COMO FAMILIARIZAR OS ALUNOS COM O FUNCIONAMNETO DAS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS BRASILEIRAS.
EMENTA:

As origens e desdobramentos da noção de direitos humanos, suas primeiras formulações até os debates contemporâneos. Declarações de direito humanos; fundamentos, críticas e debates. Origem e desdobramentos do conceito de cidadania, os debates contemporâneos e a cidadania no Brasil. O funcionamento das principais instituições políticas brasileiras. Os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas.


BIBLIOGRAFIA:

HUNT, Lynn. A Invenção dos Direitos Humanos - uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

DEVINE, Carol, RAE HANSEN, Carol e WILDE, Ralph. Direitos Humanos: Referências Essenciais. São Paulo: Edusp, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. Parte 3. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Parte II, Cap. 5. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

MARSHALL, T. H. Cidadania e classe social. In: Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

CARVALHO, José M. de. A cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

AVELAR, L. & CINTRA, A.O. (orgs.). Sistema político brasileiro: uma introdução, KAS/Unesp, São Paulo, 2007.