UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Oficina de Imagem II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS01-14460
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Oficina de Imagens é um curso prático para instrumentalizar os estudantes na produção de imagens na pesquisa social. A Oficina discutirá técnica e estética nas linguagens fílmica e fotográfica, . Os alunos realizarão um ensaio fílmico ou fotográfico.

OBJETIVO(S):

Desenvolver atividades práticas em torno da análise e da produção de imagens: iniciação às linguagens fílmica e fotográfica e à sua instrumentalização na pesquisa antropológica

BIBLIOGRAFIA:

ASCH, Timothy. Porque e como os filmes são feitos. Cadernos de Antropologia e Imagem 3: 85-98, 1995.

HENLEY, Paul. Trabalhando com filme: cinema e perspectivas do trabalho antropológico. Cadernos de Antropologia e Imagem 18(1): 163-188, 2004.

PEIXOTO, Clarice. Caleidoscópio de imagens: o uso do vídeo e a sua contribuição à análise das relações sociais. In: Feldman-Bianco e Moreira Leite, Desafios da Imagem - fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.

PEIXOTO, Clarice ´As coisas não são como a gente quer...´. Viver e morrer em instituição asilar. Ensaio fotográfico. In Caiuby Novaes S. Entre arte e ciência - a fotografia na antropologia. SP: EDUSP, 2015.

SAMAIN, Etienne. ´Ver´ e ´dizer´ na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia, Horizontes Antropológicos 2: 19-48, 1995.

SCHERER, Joanna. Documento fotográfico: fotografias como dado primário na pesquisa antropológica. Cadernos de Antropologia e Imagem 3: 69-83, 1995.

VON SIMSON, Olga. Som e imagem na pesquisa qualitativa: reflexões de pesquisa. Pedagogia da imagem e imagem da pedagogia. Anais do seminário. Niterói, UFF,1995.