UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Etnomusicologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS01-14454
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as expressões musicais não ocidentais (indígenas e tribais). Discutir a antropologia da música ocidental (música de concerto e popular).
EMENTA:

O estudo da música em diversos contextos sociais e a questão das identidades e suas fronteiras (raça, etnia, gênero, geração e classes sociais). A contribuição de Mário de Andrade e dos modernistas brasileiros para o estudo do folclore musical. Historia social da musica popular brasileira (canção, samba, bossa-nova e o funk). Música e religião (transe e xamanismo). Mercado fonográfico (World Music e diásporas). Noções de paisagem sonora e performance musical. Políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial. Procedimentos e recursos metodológicos na pesquisa de campo em música. Questões de direitos autorais (internet e o copyleft) e ética em Etnomusicologia.


BIBLIOGRAFIA:


BASTOS, Rafael José de Menezes. A musicológica Kamayurá. Florianópolis: UFSC,
1994.

BLACKING, John. Música, cultura e experiência. In: Cadernos de campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP /- Vol. 1, n. 1 (1991)-. -- São Paulo: Departamento de Antropologia/FFLCH/USP, 1991-[2007].

GILROY, Paul. "Jóias trazidas da servidão: música negra e a política da autenticidade". In O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 1, 2001. p. 221-256.

SEEGER, Anthony. "Por que os índios Suyá cantam para suas irmãs?", in: G.Velho (ed.) Arte e sociedade. RJ: Zahar, 1979. p. 39-63.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: Um Tema em Debate, 3a. ed. SP: Ed. 34, 1997, pp. 25-36.

TRAVASSOS, E. (1997). Primitivismo. In: Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte; Jorge Zahar, pp. 157-191.


VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba, 2ª. ed. Rio: Zahar, 1995, pp. 19-36.