UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Cibercultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS01-14451
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar o campo da cibercultura (ciberativismo).
EMENTA:

Nele estudaremos alguns tópicos da cibercultura, tais como: as redes sociais, a Net.Art. e as artes colaborativas, os dispositivos móveis, acervos virtuais e outros. Haverá ênfase na analise das estratégias de produção cultural realizada através de hipermídia. Analisaremos as relações entre as tecnologias digitais e as formas de sociabilidade contemporânea. A condição sócio-politica da contemporaneidade na sociedade em rede. Poder: centralização e descentralização. Os "commons", o viral, o remix, as cópias. Inclusão digital das minorias e das culturas periféricas. Etnografia Virtual.


BIBLIOGRAFIA:

ASSANGE, Julian. Cypherpunks - liberdade e o futuro da internet. Sao Paulo:Boitempo, 2013.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

DEBORD, Guy. 2000. Capitulo 01. In: A sociedade do espetáculo - Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto.

DEVOS, R. e VEDANA, V. Links, layers e menus: do audiovisual à hipermídia. Antropologia em Primeira Mão. n., 2011. PPGAS, UFSC. www.antropologia.ufsc.br/primeiraMao.htm

ECKERT, C. e ROCHA, A. L. C. Escrituras Hipermidiáticas e as Metamorfoses da Escrita Etnográfica no Banco de Imagens e Efeitos Visuais. RevistaIluminuras, V. 7, n. 16. Porto Alegre: BIEV, PPGAS/UFRGS. Horizontes Antropológicos: "Antropologia Web". Ano 10, n. 21 (2004). Porto Alegre: UFRGS/PPGAS, 2004.
http://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/9254

LEMOS, André L. M. (s/d), As Estruturas Antropológicas do Cyberespaço, http://www.facom.yfba.br/pesq/cyber/lemos/estrcy1.html

LEMOS, André & Paulo Cunha (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003.

LE?VY, Pierre. Cibercultura. Sa?o Paulo: Editora 34, 1997. [01 parte]

WITT, Stephen. 2015. Como A Musica Ficou Grátis: o fim de uma indústria, a virada do século e o paciente zero da pirataria. Rio de janeiro, Ed.: Intrínseca.