UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Antropologia, Educação e Práticas de Ensino
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS01-14450
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fomentar o diálogo entre práticas de ensino, pesquisa e extensão em antropologia, através de levantamentos, produção e/ou difusão de materiais que possam ser utilizados em sala de aula a respeito de temas nos quais a antropologia tem contribuição importante (família, religião, poder, economia, gênero etc).
EMENTA:

Diversidade de formas de ensino e aprendizagem. Recursos didáticos alternativos.


BIBLIOGRAFIA:

GROSSI, Miriam Pillar; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen (Org.). Ensino de Antropologia: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Blumenau: Nova Letra, 2006.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.

TAVARES, Fátima; GUEDES, Simoni Lahud; CAROSO, Carlos. (Org). Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil: Brasília- DF; Ícone Gra?fica e Editora, 2010. (Associação Brasileira de Antropologia).