UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: Antropologia da Família e das Gerações
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS01-14432
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir as questões que envolvem a vida familiar e as relações intergeracionais na contemporaneidade de forma a incentivar as pesquisas sobre práticas e comportamentos nas relações familiares.
EMENTA:

O funcionamento interno das famílias mudou muito nas últimas décadas, abrindo um espaço maior para a expressão pessoal e para a autonomia de cada um de seus membros. A individualização crescente das sociedades ocidentais reflete na organização interna das famílias e abre espaço para a expressão pessoal e autonomia de seus membros, mas as relações intrafamiliares ainda sustentam a construção identitária de cada indivíduo. Serão abordadas as relações geracionais (tensões, conflitos e violências familiares causados pela coabitação, pela divisão de patrimônios), os novos tipos de família e os arranjos familiares, e os processos de envelhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

. ARAUJO, Clara e SCALON, Celi. Percepções e atitudes de mulheres e homens sobre a conciliação entre família e trabalho pago no Brasil. In ARAUJO C. e SCALON C. (orgs). Gênero, Família e trabalho no Brasil. RJ: ed. FGV, 2005, p. 15-78.
. ARIÈS, Philippe. As idades da vida; As imagens da família. In A história social da família e da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
. BORGES, Angela. Reestruturação produtiva, família e cuidado: desafios para as políticas sociais. In BORGES, Angela e CASTRO, Mary G. Família, gênero e gerações. Ed Paulinas, 2007, p.179-206.
. DEBERT, Guita e Beraldo de Oliveira, Marcella. Os modelos conciliatórios de solução de conflitos e a "violência doméstica". Cadernos Pagu (29): 305-337, 2007.
. FONSECA, Claudia. Aliados e rivais na família. In FONSECA, Claudia Familia, Fofoca e honra.
. GAMA, Aline. Imagens da violência: fotojornalismo e famílias em situações de violência
. MATTOS LUZ, Gleice. Noras e Sogras: Sobre Relações Familiares e Conflitos. Tese DO, PPCIS/UERJ, 2010.
. PEIXOTO, Clarice e CICCHELLI, Vincenzo. Sociologia e antropologia da vida privada na Europa e no Brasil. Os paradoxos da mudança. In PEIXOTO C.; SINGLY F.; CICCHELLI V. (orgs) Família e Individualização. RJ: ed. FGV, 2000, p.7-11.
. PEIXOTO, Clarice e MATTOS LUZ, Gleice. De uma morada à outra: processos de re-coabitação entre as gerações. Cadernos Pagu (29): 171-191, 2007.
. PEIXOTO, Clarice. Aposentadoria: retorno ao trabalho e solidariedade familiar. In PEIXOTO C. (org.). Família e Envelhecimento. RJ: ed. FGV, 2004, p.57-84.
. PEIXOTO, Clarice. O corpo do Outro: tratar bem ou maltratá-lo? Vibrant vol. 11, n. 2, 2014
. RADCLIFFE-BROWN, A.R. O Estudo dos Sistemas de Parentesco. In Estrutura e função nas sociedades primitivas. Lisboa: Edições 70, 1989 [1941]: 70-132.
. SINGLY, FRANÇOIS. 2007. Sociologia da Família Contemporânea. RJ: FGV.
Interseções: revista de estudos interdisciplinares. Dossiê Comportamentos Familiares, ano 3, n. 2. 2001.
. LINS DE BARROS, M. (org.). 2006. Família e gerações. RJ: ed. Fgv.
. VALENCIA, Maria Cristina P. El cenario familiar. La convergencia del conflicto armado y el desplazamiento forzado. Une lectura desde la realidad del departamiento de Caldas, Colombia. Interseções: revista de estudos interdisciplinares 7(2):101-130, 2005.
. VELHO, Gilberto. Família e parentesco no Brasil contemporâneo: individualismo e projetos no universo de camadas médias. Interseções: revista de estudos interdisciplinares 3(2):45-51, 2001.