UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Violência Urbana, Criminalidade e Segurança Pública no Rio de Janeiro
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14427
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar, a partir da experiência urbana do estado (e da cidade) do Rio de Janeiro, os principais debates sociológicos brasileiros sobre violência urbana, criminalidade e Segurança Pública.
EMENTA:

Violência urbana e violência armada. Criminalidade violenta e seu crescimento. Atuação de grupos armados organizados (tráfico, milícias, grupos de extermínio). Papel das polícias. Histórico dos projetos e políticas de Segurança Pública. Padrão das respostas das agências do Sistema de Justiça Criminal. impactos sociais da violência e dos conflitos armados.


BIBLIOGRAFIA:

CANO, I. Letalidade da ação policial no Rio de Janeiro. - Rio de Janeiro: ISER, 1997.
CANO, I.; BORGES, D.; RIBEIRO, E. (org.). Os Donos do Morro: uma análise exploratória do impacto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro. - São Paulo: FBSP, 1ª ed., 2012.
CANO, I; DUARTE, T. No Sapatinho: A evolução das milícias no Rio de Janeiro (2008-2011). - Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2012.
LEITE, M.P. Da "metáfora da guerra" ao projeto de "pacificação": favelas e políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. RBSP, v. 6, n. 2, 2012, p. 374-389.
MACHADO DA SILVA, L.A. Criminalidade violenta: por uma nova perspectiva de análise. Revista Sociologia e Política. n.13, 1999, pp. 115-124.
MACHADO DA SILVA, L. A. (org). Vida sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FAPERJ/Nova Fronteira, 2008.
MISSE, M. Malandros, marginais e vagabundos: Acumulação social da violência no Rio de Janeiro. 1999. 413 f. Tese. - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), UCAM, Rio de Janeiro, 1999.
SENTO-SÉ, J. T. L. Imagens da ordem, vertigens do caos: o debate sobre as políticas de segurança pública no Rio de Janeiro, nos anos 80 e 90. Archè, 1998.
SOARES, L. E. Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública no Rio de Janeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SOUZA ALVES, J.C. Dos Barões ao extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias, RJ: APPH. CLIO, 197p, 2003.
ZALUAR, A. Condomínio do Diabo. - Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Revan, 1994.