UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Teoria Social e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14405
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Familiarizar os estudantes com os enfoques teóricos clássicos e contemporâneos da Sociologia relacionando-os com campo educacional. Compreender os sistemas escolares como instituições modernas que explicitam as contradições entre igualdade e desigualdade social. Situar no campo educacional o debate teórico sobre agência e estrutura.
EMENTA:

Educação como tema central das ciências sociais. Teoria social clássica, educação e modernidade. As relações entre instituições educacionais e sociais e a compreensão das dinâmicas da mudança social (abordagens macrossociológicas). Teorias sociais contemporâneas e os sistemas escolares - abordagens macro e microssociológicas. Desafios da teoria social contemporânea para a compreensão do campo educacional.


BIBLIOGRAFIA:

DOMINGUES, José Mauricio -Teorias Sociológicas no Século XX. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira. 2004
GOMES, Candido Alberto. 3ª Ed. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo:EPU, 1996.
QUINTANEIRO, Tânia at all . Um Toque de Clássicos. Belo Horizonte, Editora UFMG.2003
SILVA, Graziella Moraes Dias da. Sociologia e Educação: um debate teórico e empírico sobre a Modernidade. In: ENFOQUES - Revista Eletrônica. Rio de Janeiro, v.1, n. 01, p.66 - 117, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu. A Sociologia da Educação entre o Funcionalismo e o Pós-Modernismo: os temas e os problemas de uma tradição. In: Em Aberto. Brasileia, ano. 9, n. 46, jun, 1990, p. 3-12.