UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Sociologia da Cultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14384
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

O objetivo desse curso é apresentar aos alunos um dos campos da sociologia que mais se transformou nas últimas décadas. O conceito de cultura, no seu sentido clássico, contrapõe-se ao conceito de civilização e valoriza o processo de desenvolvimento intelectual e espiritual do ser humano.
EMENTA:

Um debate inicial pode ser localizado entre autores da Escola de Frankfurt, críticos da indústria cultural e da arte popular, e um grupo de intelectuais, centralizados inicialmente no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Universidade de Birmingham, que se destacou por valorizar, como resistência, formas de cultura popular presentes não apenas na mídia, mas em estilos e sub-culturas. Esses estudos ampliaram a noção de dominação, que não se manteve mais restrita à dominação política e econômica, incorporando conflitos ligados às ideias e crenças. Contemporaneamente, abordagens culturalistas colocam em questão fronteiras disciplinares e procuram distinguir de forma crítica as produções estratégicas de sentido relacionadas, por exemplo, a gênero, sexualidade e raça.


BIBLIOGRAFIA:

Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento. SP: Zahar, 1985.
Benjamim, W. "A obra de arte na época de na época de suas técnicas de reprodução, In: Os pensadores. Benjamin, Habermas, Horkheimer e Adorno. 2a ed. SP, 1983, p. 5-28.
Bourdieu, Pierre. O Poder Simbólico. São Paulo: DIFEL, 1989.
Hall, Stuart. "Identidade Cultural e Diáspora", Revista do Patrimônio. Brasília: IPHAN, 1998, p. 68-75.
Ortiz, R. "A escola de Frankfurt e a questão da cultura". Revista Brasileira de Ciências Sociais, junho, no1, vol. 1, 1986, p. 43-65
Williams, Raymond. Marxismo e literatura.Rio de Janeiro: Zahar, 1979.