UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Pesquisa Qualitativa em Sociologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14379
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as principais abordagens de investigação e técnicas de coleta de dados primários utilizadas em pesquisas realizadas nas Ciências Sociais.
EMENTA:

Inicialmente, serão retomadas questões já discutidas em disciplinas anteriores sobre métodos, como desenhos de pesquisa, tipos de estudos e de fontes de dados; e as diferenças entre técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa em Ciências Sociais. Para além das diferenças entre técnicas quantitativas e qualitativas, o foco do curso será a construção cotidiana da pesquisa em Ciências Sociais, levando em conta as especificidades de objeto e método em nosso campo.


BIBLIOGRAFIA:

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes.
BECKER, H. (2009). Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. - Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.
BOURDIEU, P. (1996). A ilusão biográfica. In: AMADO, J.; FERREIRA, M.M. (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996, Pg.183-191.
BRICEÑO-LEÓN, R. (2003). Quatro modelos de integração de técnicas qualitativas e quantitativas de investigação nas Ciências Sociais. In: GOLDENBERG, P., MARSIGLIA, R.M.G., GOMES, M.H.A. (orgs.). O Clássico e o Novo: tendências, objetos e abordagens em Ciências Sociais e Saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ.
GOLDENBERG, M. (1998). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª ed.
POUPART J. et al. (2008) A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. 4ª. Ed.