UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Periferias, Estado e Resistências
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14377
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar, em perspectiva comparativa temporal e espacial, como são produzidas e geridas as margens urbanas, a partir da leitura de diferentes tradições da teoria social e da análise de diferentes contextos nacionais, com foco específico no Rio de Janeiro.
EMENTA:

Periferias urbanas são tratadas como "problema" em uma diversidade de contextos nacionais. No Rio de Janeiro tal "alteridade radical" da periferia em relação à cidade é produzida tendo o "problema da favela" como matriz. O "problema da favela", no sentido aqui apresentado, não se reduz à construção dessa "alteridade radical" relativa às favelas, englobando também outros territórios segregados. Mas é a favela, e a forma como esta é problematizada, que serve como referência para esta produção.. O caso do Rio de Janeiro será analisado tendo como referência contrastiva a produção dessas fronteiras em outros casos nacionais e regionais


BIBLIOGRAFIA:

BIRMAN, Patricia; LEITE, Márcia P.; MACHADO, Carly e CARNEIRO, Sandra. (Org.) Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: Editora FGV/FAPERJ, 2015.
CHATTERJEE, Partha. Colonialismo, modernidade e política. Salvador: EdUFBA, 2004.
DAS, Veena y POOLE, Deborah. "El estado y sus márgenes. Etnografías comparadas". In: Cuadernos de Antropología Social, n. 27, 2008.
TELLES, Vera. A cidade nas fronteiras do legal e do ilegal. São Paulo: Argumentum/USP, 2011.