UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Interpretações do Brasil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14365
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos obras clássicas que discutem a natureza e a singularidade da sociedade brasileira analisando suas diferenças, divergências, pontos de encontro e de eventual consenso. A partir da leitura de autores fundamentais do pensamento social brasileiro do século XX, serão discutidos temas como a formação social brasileira, as identidades étnicas, regionais e nacional e as peculiaridades da estrutura social e política brasileira. É desejável que sejam estabelecidas ligações entre essas obras e a produção literária e artística nacional. O curso também pretende estabelecer conexões entre debates clássicos e problemas da agenda democrática contemporânea, particularmente a centralidade da questão racial na sociedade brasileira e o impacto da diáspora africana na formação intelectual nacional.
EMENTA:

O pensamento social brasileiro e seus "clássicos". Principais intérpretes da formação da sociedade brasileira e suas filiações teóricas. Identidade nacional. O racismo e a construção da sociedade brasileira


BIBLIOGRAFIA:

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia. Rio de Janeiro, José Olympio, 1966.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1987.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo, Martin Claret, 2002