UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Estudos Sociológicos sobre Escolas e Desigualdades Educacionais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14361
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar temas e debates pertinentes a duas linhas teóricas e de investigação relacionadas ao estudo das escolas e ao campo da Educação. A primeira se refere aos chamados estudos sobre "eficácia escolar" ou "efeito escola", enquanto a segunda linha diz respeito aos estudos sobre desigualdades e estratificações educacionais.
EMENTA:

Escolas, redes e sistemas educacionais. Funções da escola. Escolas, mudança social e reprodução das desigualdades. Organizações escolares e trajetórias individuais. Eficácia escolar. Efeito escola. Processos e práticas escolares. Clima escolar. Resultados escolares e indicadores educacionais. Sistemas de avaliação educacional. Estratificação educacional. Desigualdade de oportunidades e de resultados educacionais.


BIBLIOGRAFIA:

ALGEBAILE, E. B. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro, FAPERJ, 2009.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BROOKE N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias p. 26-36; Belo Horizonte: UFMG, 2008.
COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Quase-mercado oculto: disputa por escolas "comuns" no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v.41, n.142, 2013a, p. 246-266.
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Cortez, 2008.
VALLE SILVA, Nelson do; HASENBALG, Carlos. Tendências da desigualdade educacional no Brasil. Dados, v. 43, n. 3, 2000.
RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados, v. 54, n. 1, p. 41-87, 2011.