UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Ciências Sociais e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ICS03-14354
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaICS - Ciências Sociais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Familiarizar os estudantes com as linhas temáticas e pesquisas empíricas desenvolvidas no Brasil e em outros contextos na interface entre as ciências sociais e a educação. Identificar novos objetos e possibilidades de novas abordagens teóricas nos estudos contemporâneos sobre educação nas ciências sociais. Identificar as metodologias frequentemente empregadas nas pesquisas dos cientistas sociais sobre educação.
EMENTA:

Estudos sobre espaços educativos formais e informais na contemporaneidade. Debates contemporâneos acerca da diversidade cultural e desafios para o campo educacional. Pesquisas sobre família, juventude, violência e educação. Estudos sobre sistemas escolares, desigualdades e mobilidade sociais. Estudos sobre políticas públicas educacionais.


BIBLIOGRAFIA:

APPLE, M.; BALL, S.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e educação. Um saber de fronteira. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2007.
Paixão, L. P.; ZAGO, N. (Orgs.). Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007