UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Introdução à Gestão, Organização e Marketing de Eventos Esportivos
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14332
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conhecer conceitos básicos de marketing esportivo. Analisar criticamente casos de gestão pública, no que se refere à gestão, organização e marketing de eventos esportivos.
Destacar a importância e as formas de atuação do gestor público na organização/marketing de eventos esportivos.

EMENTA:

Estudos introdutórios sobre o marketing esportivo: conceitos e fundamentação teórica. Introdução aos estudos sobre planejamento e execução de eventos na era pós-moderna. O fenômeno dos megaeventos esportivos no Brasil contemporâneo e o estudo da administração esportiva nas esferas públicas.


BIBLIOGRAFIA:

MORGAN, M. J. & SUMMERS, J.Marketing esportivo. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
PIRES, G. M. V. F.; LOPES, J. P. R. S. Conceito de Gestão do Desporto. Novos desafios, diferentes soluções. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Lisboa, v. 1, nº 1, p. 88-103, 2001.
PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos do marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.
POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. São Paulo: Phorte, 2004.