UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Gestão para a Educação Democrática e Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14320
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conceituar gestão escolar democrática.
Conhecer conceitos relativos ao exercício do poder e da liderança pelo gestor escolar.
Analisar criticamente as possibilidades e obstáculos à gestão democrática na escola pública.
Conhecer as estratégias e valorizar a participação do gestor escolar na construção da cultura e das práticas inclusivas na escola.
Incorporar os conhecimentos obtidos à prática do gestor da Educação Pública.

EMENTA:

Conceitos de gestão democrática da escola. Poder, autoridade e gestão. A humanização da escola e a gestão. A escola como espaço de gestão democrática e participativa. Aspectos conceituais da liderança: a escola em busca de novos paradigmas de ação. Poder e cultura nas organizações educacionais públicas. Gestão centralizada e descentralizada. Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes. Gestão educacional e construção da cultura inclusiva na escola.


BIBLIOGRAFIA:

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GADOTTI, Moacir. Gestão democrática e qualidade de ensino. Belo Horizonte: Minas Centro, 1994.
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