UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Legais da Gestão Educacional
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14300
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Compreender a evolução histórica do conceito de gestão educacional.
Analisar e comparar modelos de gestão educacional no contexto atual da escola pública.
Conhecer a legislação básica que norteia a Educação no Brasil.
Caracterizar algumas metodologias de gestão da Educação associando-as aos fundamentos teóricos que lhes dão suporte.
Incorporar os conhecimentos obtidos à prática do gestor da Educação Pública.

EMENTA:

Educação no Século XXI: A evolução histórica do conceito de gestão da educação. Análise do processo de trabalho na escola e das diferentes práticas educacionais tendo como base as contribuições da Sociologia das organizações escolares. A superação do modelo positivista de gestão. Formação docente e formação do gestor para a Educação. Modelos de gestão no contexto da escola. Principais legislações que norteiam a educação brasileira. Fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da gestão educacional. O processo de gestão, a ideologia, a prática educacional e as implicações no processo pedagógico.


BIBLIOGRAFIA:

COLOMBO, S.S. Org. Gestão Educacional: uma nova visão. Porto Alegre. Ed: Bookman, 2004. BARROSO, João. Para uma abordagem teórica da administração escolar: a distinção entre "direcção" e "gestão". Revista Portuguesa de Educação, v. 8, n. 1, 1995, p. 33-56.
______. Autonomia e gestão das escolas. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Alternativa, 2004.
LUCK, H. Gestão Escolar e formação de gestores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
_______. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, Ed: Vozes, 2006.
_______. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis/RS: Vozes, 2006. (Série Cadernos de Gestão). V. II. MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
PARO, V. Administração Escolar: Introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1996.
Revista Em Aberto, Brasília, v.17, n. 72. INEP, 2000. Fev./Jun.
SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.