UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Psicologia Ambiental na Formação do Gestor Público
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14297
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Mobilizar os futuros gestores públicos para a equação de questões sociais emergentes, a partir de uma intervenção que privilegie a adoção de mecanismos sustentáveis.
EMENTA:

Contexto psicossocial e cultural da psicologia ambiental. Interdisciplinaridade da psicologia ambiental como estratégia na gestão pública. Percepção ambiental. Avaliação e redução do impacto ambiental dos processos e produtos. Organização e mobilização social, prevenção em saúde e autogestão. A formação da cidadania. Contribuição à conservação dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável. Pesquisa do comportamento e/ou estados subjetivos relacionados a algum aspecto do ambiente físico, natural e/ou construído.


BIBLIOGRAFIA:

CAVALCANTI, S. Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis, Editora Vozes. (2011)
CAVALCANTE, C. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo, Cortez: Recife, Fundação Joaquim Nabuco. (1999)
DEL RIO, V., & Oliveira, L. (Orgs.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo, Studio Nobel. (1996)
GÜNTHER, H., Pinheiro, J. Q., & Guzzo, R. (Eds.). Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas, Editora Alínea. (2004)
GÜNTHER, H. A Psicologia ambiental no campo interdisciplinar de conhecimento. São Paulo, Psicologia/USP, 16, 179-183 (2005)
MEDINA Nana Mininni; SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma Metodologia Participativa de Formação. 3. Ed. Petrópolis, Vozes. (2003)
TALAMONI, Jandira. Educação Ambiental: da Prática Pedagógica à Cidadania. São Paulo, Ed. Escrituras. (2003)