UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Proc. de Aprend. nas Organizações e as Novas Tecnologias: Formação em Serviço
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14294
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Apresentar e discutir conceitos acerca dos processos de aprendizagem humana, especificamente relacionados aos aspectos que envolvem aprender no mundo do trabalho; identificar os principais desafios para estruturar processos de aprendizagem com objetivos de formação e desenvolvimento humano em ambientes corporativos; apresenta e discutir alternativas metodológicas para planejamento e execução de projetos de formação continuada em serviço com uso de novas tecnologias.
EMENTA:

Aprendizagem humana; processos de aprendizagem em espaços não escolares; formação e desenvolvimento humano no trabalho; educação corporativa; Novas tecnologias e o processo de aprendizagem; formação continuada mediada por novas tecnologias.


BIBLIOGRAFIA:

BOOG, Gustavo G. (ORG). Manual De treinamento e desenvolvimento, um guia de operações. Manual Oficial da ABTD. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1999.
CASTELLS. M. A sociedade em rede. SP: Ed Paz e Terra, 2003. 7ªed.
__________ . A galáxia da internet. SP: Jorge Zahar, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
KESSELRING T. Jean Piaget. Petrópolis: Vozes, 1993.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na área da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
_______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MATURANA, H. & VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2010.
MOORE, M. Educação a distância. SP: Cengage Learning, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
PACHECO, Luzia (ORG.). Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
RAMAL, Andréa, C. Educação Corporativa: como implementar projetos. Rio de Janeiro, LTC, 2010.
REIS, Ana Marina (ORG.). Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
RICARDO, Eleanora, J. Educação corporativa e aprendizagem. Rio de Janeiro, 2010
SCHAFF, A. A sociedade Informática. Brasília: Ed. Brasiliense, 1996.
TOFFLER. A. Criando uma nova civilização. SP: Ed Recod, 2003.
________. O Choque do Futuro. SP: Record, 1994.
VIGOTSKY, L. A formação Social da Mente. SP: Martins Fontes, 2001.
___________. Pensamento e Linguagem. SP: Martins Fontes, 2001.
WARDMAN, Kellie. Organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1996.