UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado 1
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFHT01-14280
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório1 2 30
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Proporcionar a vivência de situações reais através dos processos de observação e participação, possibilitando a plena aplicação dos conhecimentos teóricos construídos nas disciplinas do curso e a vivência plena da dialética teoria e prática.
Articular a formação acadêmica com situações reais de vida e trabalho.
Aproximar o aluno da complexidade dos processos da gestão pública, desenvolvendo compreensão crítica e articulada da realidade.
Incentivar a formação/produção acadêmica continuada.
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas relacionadas à gestão.

EMENTA:

Elaboração do plano de estágio. Observação de atividades de gestão realizadas em órgãos públicos, no âmbito da ênfase escolhida no ciclo profissional do curso, com registro em instrumentos apropriados. Participação supervisionada nessas atividades, caracterizando o processo de observação participante. Problematização das observações efetuadas. Estabelecimento de relações entre as questões detectadas e os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do curso. Redação de Relatório de Estágio 1.


BIBLIOGRAFIA:

BIANCHI, Anna C. de M; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
BURIOLLA, Marta A. F. Estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 2001.
KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In PICONEZ, Stela C. B. (org.) A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1994.
LIMA, Manolita C.; OLIVO, Silvio. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
PACCHIONI, Margareth M. Estágio e Supervisão: uma reflexão sobre a aprendizagem significativa. São Paulo: Stiliano, 2000.
PORTELA, Keyla Christina Almeida. Estágio Supervisionado: teoria e prática. Santa Cruz do Rio Pardo: Editora Viena, 2007.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio do curso de administração: Guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1999. THIOLLENT, M. (Org.) Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EDUFSCar, 2006.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. Porto Alegre: Editora Cortez, 2011.
THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Editora Atlas, 2009.