UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Estado e Administração Pública
CARGA HORÁRIA: 150 CRÉDITOS: 7 CÓDIGO: IFHT01-14278
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Laboratório3 6 90
TOTAL 7 10 150

OBJETIVO(S):

Promover o debate e reflexão sobre as questões ideológicas e práticas que envolvem o desenvolvimento e as ações da administração pública na sociedade capitalista moderna, tais como: suas formas de argumentação em defesa da racionalidade e legitimidade de suas ações; sua forma de organização administrativa e política; o papel exercido pelo estado no contexto capitalista e as consequências deste papel no desenvolvimento e gestão dos grandes centros urbanos; as relações ente estado e sociedade num processo de construção e respeito ao pleno exercício da cidadania em busca de um "Novo Estado".

EMENTA:

Introdução: apresentação e discussão do tema desenvolvido ao longo do curso estado e capitalismo: descrição e análise do processo de globalização econômico-político-social que caracteriza o mundo atual e das perspectivas de superação da situação de exclusão provocada por esta globalização e; análise do papel do estado no contexto capitalista, através da discussão de suas relações com as classes sociais e com a estrutura econômica de produção.
Estado e democracia: discussão das características centrais da administração municipal e dos processos de descentralização e participação na gestão pública.



BIBLIOGRAFIA:

TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo. Estado, Democracia e Administração Pública no Brasil. FGV Editora.
PIERANTI, Octavio Penna. Estado e Gestão Pública. FGV Editora.
PEREZ, Marcos Augusto. A Administração Pública Democrática. Fórum Editora.