UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Modelos de Policiamento
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14273
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao aluno o conhecimento dos modelos de policiamento;
Refletir sobre a necessidade de reestruturações na gestão das instituições policiais;
Compreender novas estratégias de policiamento, orientadas para a resolução de conflitos e a polícia de proximidade;
Identificar as principais definições, princípios e ferramentas administrativas da polícia comunitária que permitem usá-la como estratégia de preservação da ordem pública;
Analisar as relações sociais e as dinâmicas da ação pública na redução da insegurança pública;
Conhecer estratégias de prevenção do delito.

EMENTA:

Estudo sobre a história das instituições policiais. O modelo de Robert Peel sobre a policia metropolitana de Londres. Os reformadores americanos. Ideologias de polícia: modelo anglosaxônico, modelo latino e modelo oriental de polícia. Paradigma de polícia para um Estado democrático de Direito. A policia moderna. A policia hierarquizada e profissional. Modelos militarista, legalista e prevencionista. O modelo de policiamento comunitário. O modelo de policiamento orientado para a resolução de conflitos (H. Goldstein). Arbitragem de disputas. Técnicas usuais para conciliação, mediação e arbitragem de conflitos. Problemática da corrupção e da violência policial. Gestão policial e accountability. Novas estratégias de policiamento. Introdução à polícia de proximidade. Agências de controle e ações repressivas. Repressão como ideologia. Respostas da sociedade ao fenômeno criminal. Modelos de políticas criminais estatais (liberal, autoritário e totalitário) e societários (modelo de sociedade autogestionária e modelo de sociedade libertária). Imagem institucional.


BIBLIOGRAFIA:

BAYLEI, David. Padrões de Policiamento. São Paulo: EDUSP, 2001.
BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na Cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro (1907-1930). Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1997.
BRODEUR, Jean-Paul. Como reconhecer um bom policiamento. São Paulo: EDUSP,
2002.
DIAS NETO, Theodomiro. Policiamento comunitário e controle sobre a polícia: a experiência norte americana. São Paulo: IBCCRIM, 2000.
GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma sociedade livre. São Paulo: EDUSP, 2003.
GREENE, Jack R. (Org). Administração do trabalho policial. São Paulo: Editora da Universidade de SP. Série Polícia e Sociedade - n. 5. 2002.
HALL, R. Organizações estrutura e processos. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1982.
KAHN, Túlio. Velha e nova polícia: polícia e políticas de segurança pública no Brasil atual. São Paulo: Sicurezza, 2002.
LEMGRUBER, Julita et. al. Quem vigia os vigias: um estudo sobre o controle externo da polícia no Brasil. São Paulo: Ed. Record, 2003.
LIMA, Roberto Kant de; PIRES, Lenin; EILBAUM, Lucia. Constituição e segurança pública: exercício de direitos, construção de verdade e a administração de conflitos. In: Oliven, Ruben George; Ridenti, Marcelo; Brandão, Gildo Marçal (org). A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Ed. Anpocs, capítulo 6, PP. 152-190 (Estudos Brasileiros, 42), 2008.
MARCINEIRO, Nazareno e PACHECO, Giovani Cardoso. Polícia Comunitária: evoluindo para a polícia do século XXI. Florianópolis: Insular, 2005.
MATOS, Francisco Gomes de. Estratégia da empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
MONET, Jean Claude. Policias e sociedade na Europa. São Paulo: EDUSP, 2001.
MONJARDET, Dominique. O que faz a polícia. São Paulo: Edusp, 2003.
MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
OLIVEIRA, Nilson Vieira (Org.) Policiamento Comunitário: experiências no Brasil 2000-2002. São Paulo: Pagina Viva, 2002.
PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. São Paulo: Campus, 1999.
SOARES, Luiz Eduardo. Meu casaco de general: 500 dias no front da segurança pública do Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Schwarcz, 2000.
SKOLNICK, Jerome e BAYLEY, David. Policiamento Comunitário: questões e práticas através do mundo. São Paulo: Edusp, 2002.
TONRY, Michael; MORRIS, Norval (Orgs.). Policiamento moderno. São Paulo: EDUSP, 2003.