UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Elaboração de Programas e Projetos Sociais
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14271
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Desenvolver habilidades e atitudes para:
Analisar informações provenientes de fontes internas, a fim de contribuir para o desenvolvimento do projeto com fins sociais.
Analisar informações de fontes externas, a fim de contribuir para o desenvolvimento do projeto.
Identificar o problema social a ser trabalhado, mediante check list de problemas, priorização, identificação de causas e efeitos e formulação de soluções.
Refletir sobre o desenvolvimento organizacional das instituições sem fins lucrativos e analisar o fenômeno do gerenciamento de projetos sociais.
Desenvolver estratégias para verificar a viabilidade da aplicação da variedade de conceitos pertinentes ao gerenciamento de projetos sociais em áreas diversas, sobretudo na educação.
Conhecer estratégias de marketing social. Refletir sobre a função dos erros na gestão de projetos sociais. Analisar os diferentes conceitos de trabalho voluntário em projetos sociais.

EMENTA:

Contextos para elaboração e estruturação de projetos para a gestão pública e para o desenvolvimento local. Conceitos e ferramentas para elaboração de projetos. Utilidade e contexto de estruturação de projeto. Etapas de um projeto. Lógica interna e consistências pertinentes ao projeto. O papel do gestor público, a gestão, o monitoramento, a avaliação, a conclusão de um projeto e os encaminhamentos a serem realizados em seu término.


BIBLIOGRAFIA:

AGUILAR, MARIA JOSÉ; ANDER-EGG, EZEQUIEL. Avaliação de Programas e Serviços Sociais. Petrópolis: VOZES, 1994.
DRUCKER, P. E. Administração de Organizações sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas. São Paulo: PIONEIRA, 1995.
KOTLER, P. & ROBERTO, E. L. Marketing Social: Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1992.
LANDIM, LEILAH (ORG.) AS Ong's no Brasil. Rio de Janeiro: ISER, 1988.