UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Marketing nas Organizações Públicas
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14266
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos de marketing, em especial relacionados ao marketing de serviços e de relacionamento.
Relacionar os conceitos de marketing com a realidade das organizações públicas.
Discutir o papel do gestor público no uso das ferramentas do marketing.
Discutir criticamente a relação entre marketing, organizações públicas, responsabilização e relacionamento com o público e demais stakeholders.

EMENTA:

Marketing e as organizações públicas: escopo e dimensões.
Funções do marketing e o Composto de Marketing.
Comunicação integrada de Marketing e branding nas organizações públicas.
Endomarketing e marketing de relacionamento com o público.
Marketing socialmente responsável, relacionamento com os stakeholders e o papel do gestor público



BIBLIOGRAFIA:

DANTAS, E.D. Atendimento ao Público nas Organizações. São Paulo: Editora Senac, 2010.
KOTLER, P. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
KOTLER, P. & LEE, N. Marketing no Setor Públicas. Porto Alegre: Bookman, 2007.
KOTLER, P. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
KOTLER, P. & KELLER, K.L. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2012, 14ª. Edição.
HOFFMAN, K.D. et al. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Cengage, 2009.
LAS CASAS, A. Marketing de Serviços. São Paulo: Atlas, 2012, 6ª. Edição.
LOVELOCK, C., WIRTZ, J. & HEMZO, M.A. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo: Prentice-Hall, 2011, 7ª. Edição.
ZENONE, L.C. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Atlas, 2010.