UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Dimen. e Fer. da Gestão Educacional - as modalid. de avali. realizadas na escola
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14264
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conceituar avaliação educacional em suas diversas modalidades.
Analisar criticamente os processos de avaliação interna e de avaliação externa da escola.
Definir procedimentos do gestor escolar quanto aos procedimentos de avaliação utilizados pela escola.
Incorporar os conhecimentos obtidos à prática do gestor da Educação Pública.

EMENTA:

Avaliação da aprendizagem: conceitos fundamentais. A avaliação da aprendizagem e a organização curricular da escola. Avaliação institucional: conceitos e metodologias. Avaliação e qualidade da educação. Políticas públicas de avaliação institucional utilizada no Brasil. Avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e gestão escolar: a busca de uma síntese. A atuação do gestor escolar no processo de avaliação interna e externa da escola.


BIBLIOGRAFIA:

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. São Paulo: Cortez, 2002.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Eds.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CAMPOS, C. M. Gestão escolar e inovação: reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência.
ESTEBAN, M. T. (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2005.
PREEDY, M.: GLATTER, R.; LEVACIC, R. Gestão em Educação - Estratégia, qualidade e recursos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Revista Estudos em Avaliação Escolar, da Fundação Carlos Chagas.
RIBEIRO, R.; LEMES, S. S.; MONTEIRO, S. A. I. (Orgs.). Avaliação e gestão escolar: Reflexões e pesquisas educacionais.
VELOSO, F. et al. (Orgs.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.