UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Dimen. e Fer. da Gestão Educacional - metodol. inov. e tecnol. digitais na escol
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14260
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conceituar inovação em Educação.
Conhecer possibilidades de inserção das tecnologias digitais como estratégias de mediação pedagógica.
Analisar a ação do gestor escolar na introdução das TIC no projeto político pedagógico e nas práticas do cotidiano da escola.
Incorporar os conhecimentos obtidos à prática do gestor da Educação Pública.

EMENTA:

Inovação e cultura escolar. Projeto político pedagógico da escola e inovação. A construção de uma didática inovadora através da inserção das TIC. Prática pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. A gestão educacional e a inserção das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar. O gestor escolar como catalisador da utilização das tecnologias digitais na mediação pedagógica.


BIBLIOGRAFIA:

ADAIR, J. Liderança para a inovação. São Paulo: Clio Editora, 2010.
ALMEIDA, M.; MENEZES, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo, PUCSP, 2004.
ALMEIDA, M. E. B; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF:
MEC/SEED, 2005
BAUTZER, D. Inovação - repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
BEZERRA, C. A máquina de inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CARVALHO, M. M. Inovação - Estratégia e Comunidades de Conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.
CAVALHEIRI, A.; ENGEROFF, S. N.; SILVA, J. C. As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LÜCK, H. Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola. Petrópolis: Vozes, 2010.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FAZENDA, I. C. A. (org.). Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Campo Grande: Ed. UFMS, 1999.
VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M. (org.). Gestão Educacional e Tecnológica. São Paulo: Avercamp, 2003.