UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Diagnóstico e Prevenção em Segurança Pública
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14259
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno a elaborar diagnóstico e encontrar alternativas para a prevenção da violência e promoção de segurança pública de qualidade;
Conhecer os principais problemas relacionados à segurança pública;
Aprender métodos e técnicas de análise de dados criminais;
Analisar a viabilidade de projetos contra a violência, a criminalidade e conflitos sociais;
Conhecer as principais fontes de dados em segurança pública e conceitos de indicadores sociais e de desempenho de segurança pública.

EMENTA:

Dimensionar os problemas de Segurança Pública. Relatar as fontes de dados demográficos e criminais. Destacar os problemas locais. Demonstrar métodos e técnicas básicas de análise quantitativa e criminal de dados criminais. Diagnósticos do crime e da violência. Cifra obscura e taxa de atrito. Pesquisas de vitimização e sobre o perfil dos homicídios. Monitoramento de políticas públicas. Políticas criminais e a criminalidade, em perspectiva comparada. Discutir a viabilidade de projetos contra a violência, a criminalidade e conflitos sociais. Abordar métodos de elaboração, gerenciamento, monitoramento e avaliação de projetos sociais e culturais nas políticas públicas de segurança. Gestão das ações integradas de organizações policiais em prol da segurança cidadã.


BIBLIOGRAFIA:

BEATO FILHO, Claudio. Fontes de dados policiais em estudos criminológicos: limites e potenciais. In: Segurança Pública no Brasil: uma discussão sobre bases de dados e questões metodológicas. Rio de Janeiro: UCAM/IPEA, 2000.
DURKEIN, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2000.
GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MinayoMCS, organizadora. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:Vozes;1995.
MANNING, Peter. As tecnologias de informação e a polícia. In: Policiamento moderno: coleção Polícia e Sociedade, volume 7, São Paulo, 2003.
ROLIM. Marcos. Estatísticas criminais ou a conta de Humpty-Dumpty. In: A Síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
SOARES, Glauco A.D. Uma data base integrado sobre violência no Brasil: idéias para um Pré-Projeto Inter-Institucional de Pesquisa. Fórum de Debates Criminalidade, Violência e Segurança Publica no Brasil. Uma discussão sobre as Bases de Dados e questões Metodológicas, Cesec/Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2000.
SOARES, Luiz Eduardo. Segurança tem saída. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
SOARES, Luiz Eduardo. Considerações sobre Segurança Pública: presente e futuro. 2000. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2006.
SOUSA, ER, Minayo MCS. Análise das tendências da produção acadêmica sobre violências e acidentes. Rio de Janeiro: Claves/Fiocruz/CNPq; 2001.
SULOCKI, Victori-Amália de Barros Carvalho G. Segurança pública e democracia: aspectos constitucionais das políticas públicas de segurança. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007.