UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Design como Ferramenta de Gestão Estratégica
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFHT01-14257
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Prover informação sobre ferramentas de gestão baseadas em métodos de design.
EMENTA:

Escopo e abrangência do design; design de produtos e serviços; design orientado para o usuário; design participativo e co-design; design de experiências; gestão estratégica de design; a escada do design; design e propriedade intelectual; design e gestão de marca.


BIBLIOGRAFIA:

BEST, Kathryn (2012), Fundamentos de Gestão do Design, Ed. Bookman.
BEZERRA, Charles (2011), O Designer Humilde: Lógica e Ética Para a Inovação, Ed. Rosari.
BONSIEPE, Gui (2011), Design, Cultura e Sociedade, Ed. Blucher.
BONSIEPE, Gui (2012), Design Como Prática de Projeto, Ed. Blucher.
BORJA De MOZOTA, Brigitte (2011), Gestão do Design - Usando o Design Para Construir Valor de Marca e Inovação, Ed. Bookman.
BROWN, Tim (2010), Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias, Ed. Elsevier - Campus.
COSTA, Joan (2008), A Imagem da Marca: Um Fenômeno Social, Ed. Rosari.
FASCIONI, Lígia (2007), O Design Do Designer, Ed. Ciencia Moderna.
FORTY, Adrian (2010), Objetos de Desejo - Design e Sociedade Desde 1750, Ed. Cosac Naify.
GRILLI, Silvia (2011), Um Designer Sozinho Não Faz Milagres: Ensaios Sobre Design de Produtos e o Mercado, Ed. Rosari.
HESKETT, John (2008), Design. Ed. Atica.
KELLEY, Tom (2007), As 10 Faces Da Inovação - Estrátegias Para Turbinar a Criatividade, Ed. Campus.
LIMA, João Ademar de Andrade (2006), Curso de Propriedade Intelectual Para Designers, Ed. 2ab.
MAEDA, John (2006), As Leis da Simplicidade, Ed. Novo Conceito.
MILLMAN, Debbie (2011), 21 Grandes Designers e Suas Mentes Criativas, Ed. Rosari.
MORAES, Dijon de (2006), Análise do Design Brasileiro - Entre Mimese e Mestiçagem, Ed. Blucher.
NITZSCHE, Rique (2012), Afinal, O Que é Design Thinking?, Ed. Rosary.
NORMAN, Donald A. (2010), O Design do Futuro, Ed. Rocco.
NORMAN, Donald A. (2008), Design Emocional - Por Que Adoramos (Ou Detestamos) Os Objetos do Dia-a-dia, Ed. Rocco.
PELTIER, Fabrice (2009), Design Sustentável - Caminhos Virtuosos, Ed. Senac Sp.
PHILLIPS, Peter L. (2008), Briefing: A Gestão do Projeto de Design, Ed. Blucher.
PINHEIRO, Tennyson; Alt, Luis (2011), Design Thinking Brasil - Empatia, Colaboração e Experimentação Para Pessoas, Negócios e Sociedade, Ed. Campus.
SCHNEIDER, Beat (2010), Design - Uma Introdução: O Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. Ed. Blucher.
SOUZA, Pedro L.P. (2008), Notas Para Uma História do Design, Ed. 2ab.
STRUNK, Gilberto (2012), Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso, Ed. Riobooks.
STRUNCK, Gilberto (2011), Compras Por Impulso!, Ed. 2ab.
VIANNA, Ysmar; Vianna, Maurício; Adler, Isabel K. (2012), Design Thinking - Inovação em Negócios, Ed. MJV.